Previna-se contra a gripe H1N1!

22/05/2013 11:20

 A gripe H1N1 - influenza A - ainda gera muitas dúvidas na população. E não é para menos. Em 2009, a pandemia mundial paralisou países, mobilizou governos e centros de controle de infecção de todo o mundo.

 

O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação recomendam que os estudantes com sintomas de gripe sigam orientações médicas e evitem retornar às atividades escolares até estarem completamente restabelecidos. A orientação tem como objetivo reforçar a prevenção contra a nova gripe, evitando assim que alunos infectados contagiem colegas. Professores e diretores de escolas também devem ficar atentos e orientar estudantes com sintomas a retornar às suas casas. Pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de saúde ou ao consultório médico ao perceberem os primeiros sinais de uma gripe.

 

Sintomas: febre repentina, tosse, coriza, dores musculares e nas articulações e dor de cabeça. Os sintomas da gripe comum, a sazonal, e a nova gripe, Influenza A (H1N1), são semelhantes, e em sua maioria, a doença manifesta-se de forma leve. A maior parte dos infectados se recupera rapidamente, sem necessidade do uso de medicamento antiviral.

 

Transmissão: Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

 

Prevenção: Para prevenir a doença, alguns cuidados básicos de higiene devem ser tomados. É importante criar o hábito de lavar bem as mãos com água e sabão e evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Também é importante manter o local bem ventilado.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Saúde

 

Assista ao video "Se liga nessa" com medidas preventivas.

Para saber mais clique aqui!

Perguntas e respostas sobre a gripe H1N1 clique aqui!

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!